Cultura

A GUARDA contra as drogas licitas e ilicitas

VIDA SEM TABACO

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O tabagismo é considerado uma doença crônica, com possibilidade de recaídas, e que causa dependência física, psicológica e comportamental- semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo substâncias cancerígenas, como arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. Parar de fumar traz benefícios imediatos e também de longo prazo, independentemente da idade e de quanto tempo a pessoa fuma.

O tabaco é fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, aneurisma, úlceras, infecções respiratórias, trombose, osteoporose, catarata, impotência sexual, infertilidade, menopausa precoce, entre outras. Além disso, quem fuma pode apresentar menor resistência física e desempenho ruim na vida esportiva.

Apesar das dificuldades é possível parar de fumar. Os benefícios podem ser percebidos pelo organismo já nas primeiras horas sem o cigarro.

DEZ DICAS PARA AJUDAR A PARAR DE FUMAR

Parar de fumar requer, em primeiro lugar, vontade e determinação. Algumas pessoas conseguem deixar de fumar por determinação. Algumas pessoas conseguem deixar de fumar por conta própria, mas outras necessitam do auxílio médico e psicológico. Para isso, busque o apoio de amigos e familiares, assim como de profissionais de saúde. O Sistema ÚNICO DE Saúde (SUS) disponibiliza um programa gratuito e individualizado para o tratamento do tabagismo. Mais informações podem ser obtidas no telefone 136.

Veja outras dicas.

  1. Evite pessoas e lugares que possam lhe dar vontade de fumar. Com passar do tempo. Você terá mais confiança para passar por essas situações com mais tranquilidade.
  2. Mude seus hábitos como trocar o álcool e o café por sucos e água; opte por alimentos que não façam você querer fumar; escolha um caminho diferente para ir e voltar do trabalho; e faça uma caminhada rápida no lugar da pausa para o cigarro.
  3. Use substitutos mastigáveis como chicletes, balas, vegetais cruz ou somente girassol.
  4. Escolha uma atividade para reduzir o “estresse”. Manter as mão ocupadas, com trabalhos manuais, também ajuda a distrair a vontade de usar o cigarro.
  5. Quando a vontade de fumar aparecer, respire fundo e imagine seus pulmões se enchendo de ar fresco e limpo. Lembre-se de suas razões para deixar de fumar e dos benefícios que isso lhe proporcionará.
  6. Se estiver prestes a acender o cigarro, aguarde mais 10 minutos. O desejo irá diminuir e você verá que é capaz de ficar sem o cigarro.
  7. Faça atividades que deem prazer, como caminhar no parque, visitar um museu, ir ao cinema, ou apreciar uma exposição.
  8. Evite álcool. Beber diminui sua chance de voltar a fumar.
  9. Invista em uma alimentação balanceada e uma atividade física para se manter ativo e com o peso saudável.