QUEM SOMOS

A Guarda (Associação de Proteção à Guarda Mirim de Juiz de Fora) é uma entidade sem fins lucrativos que busca construir uma sociedade saudável e igualitária por meio da inserção de jovens e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho, pois acreditamos que o trabalho como fonte de geração de renda individual e familiar deve proporcionar o início de uma jornada de transformação em todas as esferas da vida.

Há 51 anos, somos apaixonados por ajudar a construir histórias de superação que impactam positivamente o ambiente onde estão inseridas, mesmo sem receber nada em troca, pois sabemos que ao transformar uma vida influenciamos a mudança da sociedade.

Em agosto de 1967, por iniciativa do Rotary Club preocupado com as questões sociais de Juiz de Fora e região, fundaram a Associação de Proteção à Guarda Mirim de Juiz de Fora, com o objetivo de levar aos adolescentes de periferias a oportunidade do trabalho. Hoje, após 51 anos de existência, ainda desenvolvemos esse nobre dever social com muita responsabilidade e dedicação.

Através do Programa de Aprendizagem Profissional levamos trabalho e renda a mais de 17.000 (dezessete mil) adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, e buscando ampliar a rede de assistência, em 2018 começamos a atender jovens entre 19 a 24 anos.

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pela Guarda Mirim oferece capacitação especializada aos adolescentes, com a finalidade de conscientiza-los sobre a necessidade de inserção social. Sendo assim a empresa parceira receberá um aprendiz mais socializado com o mercado de trabalho.

Os jovens aprendizes passam por 400 horas de aulas teóricas para desenvolver habilidades pessoais e aprender atividades administrativas e de atendimento, informática e reforçar os conhecimentos de Português e Matemática. Nesta formação são abordados temas como marketing pessoal, preparação para entrevistas, segurança, higiene no trabalho, meio ambientes, saúde na adolescência, planejamento pessoal e profissional, visão sistêmica, trabalho em equipe, dentre outros. Durante a capacitação teórica, os jovens são encaminhados também para a vivência prática e realizam atividades na empresa, com duração de até seis horas diárias.

Uma vez por semana os aprendizes retornam à sala de aula para participar da capacitação concomitante na Guarda Mirim, com conteúdos específicos sobre o trabalho na empresa que os selecionou.

Por meio de parcerias com empresas da região, é possível prover aos jovens até dois anos de experiência em ambiente profissional, sob acompanhamento permanente da Associação de Proteção à Guarda Mirim de Juiz de Fora.

A empresa parceira assume somente a responsabilidade da aprendizagem prática, sendo que, o (a) Aprendiz tem seu contrato de aprendizagem assinado pela própria entidade, responsável pela regularização do contrato, reconhecida com o título de Utilidade Pública Federal e possuidora do Certificado Nacional de Entidade Beneficente de Assistência Social.